CPA-10: o que é e como tirar a certificação da Anbima?

CPA 10

Um dos mais fundamentais certificados para quem deseja atuar como profissional do mercado financeiro é o CPA-10. Esse certificado é muito requisitado especialmente para profissionais de bancos comerciais.

Fornecido pela Anbima, o CPA-10 é uma certificação básica para alguns tipos de serviços e distribuições de produtos no mercado financeiro. Dessa forma, para aqueles que desejam ingressar nessa área é importante entender bem sobre o certificado e também como funciona a prova para tirar essa certificação.

O que é o CPA-10?

CPA-10 é a Certificação Profissional Anbima – série 10, destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimentos. Esse profissional, após obter a certificação CPA-10, poderá atuar com a distribuição de produtos financeiros em agências bancárias ou plataformas de atendimento, físicas ou não.

Assim, uma certificação como essas, é muito útil para garantir o refinamento e aperfeiçoamento dos profissionais que negociam produtos financeiros. Uma grande vantagem dessa certificação em relação a outras do mercado financeiro é que não existe nenhum pré-requisito acadêmico ou profissional para que o candidato possa concorrer.

Dessa forma, qualquer profissional que deseje obter essa certificação pode fazer a prova sem a necessidade de apresentação de diplomas ou atuação profissional. Para algumas funções em instituições financeiras, as certificações como o CPA-10 são pré-requisitos no momento de contratação de um funcionário e saber como tirar a CPA-10 é um passo importante.

As primeiras provas realizadas para esse tipo de certificação no mercado financeiro brasileiro foram realizadas em 2003. A prova nesse período possuía um formato diferente com 80 questões e 4 horas de duração, diferente dos dias atuais em que a prova conta com 50 questões e 2 horas de duração. Apesar da redução nas questões, o nível de dificuldade foi elevado.

O que é a ANBIMA?

Quem concede essa certificação é a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais). Essa instituição é a representante de instituições do mercado financeiro, como gestoras, administradoras, bancos, corretoras de valores, entre outros. Além disso, ela também é responsável pela regulação desse tipo de companhia.

Portanto, é a ANBIMA quem concede certificações para profissionais desse setor, além de ser a responsável por definir códigos de regulação e boas práticas no mercado financeiro. Além disso, a ANBIMA concentra as informações sobre os fundos de investimento em sua base de dados.

Dessa forma, é possível consultar em seu site informações como rentabilidade e patrimônio líquido dos fundos de investimento. A instituição também divulga panoramas gerais sobre a situação do mercado, captação de valores e informações correlatas para os investidores.

Nesse sentido, o CPA-10 está inserido na regulação e representação que a ANBIMA exerce com relação aos agentes que atuam no mercado financeiro. Visto que é sua função atestar pelo bom funcionamento e eficiência das empresas e profissionais inseridos nesse mercado.

Como funciona a Certificação CPA-10?

A Certificação CPA-10 funciona como uma forma da ANBIMA regular os profissionais que estão atuando nos serviços financeiros de forma geral. A obrigatoriedade da certificação contribui entre outras coisas para aumentar a credibilidade do mercado como um todo, visto que a oferta de produtos financeiros para os clientes é feita por profissionais certificados.

Além disso, o fato de ser necessário ser aprovado em uma prova para obter o certificado contribui para que haja um nivelamento mínimo entre os profissionais do mercado. Essa forma de regulação inclusive contribui para que não haja profissionais totalmente despreparados atuando em funções relevantes de instituições financeiras.

Quem precisa do CPA-10?

A certificação da Anbima é essencial para profissionais que desejam atuar, através de instituições financeiras e/ou plataformas, com a venda e negociação de produtos de investimentos.

Entre os principais cargos que podem ser ocupados por profissionais com a certificação CPA-10, estão:

  • Atendente comercial;
  • Agente comercial;
  • Agente de atendimento e soluções;
  • Assistente de gerente de banco;
  • Caixa bancário.

É importante destacar que a obrigatoriedade da posse da certificação para trabalhar com negociação de produtos de investimento é imposta pelo Banco Central. Portanto, não é apenas uma convenção das instituições financeiras nacionais.

Essa norma do Banco Central para além de garantir um nível mínimo de conhecimento, serve também para controlar os profissionais que atuam nesse setor. Como o setor financeiro pode ser agente de fraudes importantes, inclusive em relação à Receita Federal, o BACEN realiza uma regulação mais estrita das empresas e profissionais que atuam nesse setor.

Requisitos para obter a Certificação CPA-10

Para obter a Certificação CPA-10 o requisito básico é ser aprovado no exame de certificação da ANBIMA para CPA-10. Esse exame é realizado periodicamente e o candidato deve realizar a sua inscrição no site dessa instituição, além de pagar o boleto com a taxa de inscrição e agendar a data e o local da prova.

Para efetuar o cadastro é necessário preencher um formulário no próprio site da ANBIMA, após esse preenchimento será gerado um boleto para pagamento da inscrição. Dessa forma, após a compensação do pagamento o calendário para agendar a data da prova fica disponível para o candidato, em geral, há muitas datas disponíveis para realização do exame.

Dessa forma, é possível perceber para obter essa certificação não é necessário ter uma formação acadêmica mínima e nem período mínimo de atuação profissional no setor financeiro. Esse inclusive é um dos motivos para a certificação CPA-10 funcionar como uma porta de entrada para profissionais que desejam atuar no mercado financeiro.

Diferença entre CPA-10 e a CPA-20

Ambas as certificações, CPA-10 e CPA-20, são gerados e controlados pela ANBIMA. Todavia, há diferenças substanciais entre uma certificação bancária e outra, as quais podem direcionar em quais funções cada profissional pode atuar dentro da instituição financeira.

A principal diferença entre essas duas certificações, é que no caso do CPA-20, além de poder exercer todas as funções do CPA-10, quem possui esse certificado também pode atender clientes de alta renda, como Private e investidores institucionais. Dessa forma, ter um CPA-20 pode ser um diferencial, visto que possibilita atuação em mais funções dentro do mercado financeiro.

Além da CPA-10 e CPA-20, a ANBIMA também concede outras duas certificações destinadas a especialistas de investimento e gestores de fundos de investimento. Essas certificações são a CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas de Investimento) e a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).

Como funciona o exame certificação CPA-10?

Para quem pretende iniciar ou alavancar a carreira dentro do mercado financeiro, é interessante entender alguns pontos sobre a prova CPA-10. Especialmente acerca das etapas para realização do exame e após obter a certificação também é preciso ficar atento com os prazos de validade e a necessidade de renovação do certificado.

Inscrições e preço do exame

As inscrições para o exame CPA-10 são realizadas diretamente no site da ANBIMA. Dessa forma, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição do exame.

Para confirmar a inscrição na prova do CPA-10 é necessário realizar o pagamento de R$342,00, para não associados, e de R$284,00 para associados. Após confirmar o pagamento da inscrição, o candidato terá 60 dias para agendar o seu exame.

Aplicação do exame

A prova para obter a certificação é composta por 50 questões de múltiplas escolhas, que devem ser respondidas em até 2 horas. Normalmente, as provas são realizadas de forma online. Ou seja, as respostas são entregues pelo seu próprio computador.

Para obter a certificação o candidato deve obter pelo menos 70% de aproveitamento na prova, considerando os pesos de cada questão. Em caso de não aprovação, o candidato pode realizar a prova novamente mediante o pagamento de uma nova inscrição para o exame.

Resultado do exame

Como a prova para certificação CPA-10 é computadorizada, o resultado do exame é disponibilizado para o candidato logo após a realização do exame. Esse forma de realização do exame gera uma facilidade para o processo de obtenção da certificação.

Como não há tempo de espera para disponibilidade do resultado, o candidato que precisa tirar o certificado com urgência, por exemplo, não tende a ter problemas com relação à burocracia. Dessa forma, basta estar atento a todos os passos necessários para concluir o processo de certificação.

Validação da certificação

A validação da certificação CPA-10 é feita automaticamente após a divulgação do resultado do exame em caso de aprovação. Dessa forma, é possível emitir um atestado da certificação no próprio site da ANBIMA, no qual também consta a lista dos profissionais certificados.

Dessa forma, é importante para o profissional sempre manter os dados atualizados no site da ANBIMA. Visto que a instituição financeira que requisitou a certificação tende a confirmar a veracidade do atestado junto a essa instituição.

Atualização da Certificação

E, caso seja aprovado, o certificado tem a validade de cinco ou três anos, dependendo da atuação do profissional no mercado financeiro. No caso do CPA-10, os valores para renovação da certificação são os mesmos que os valores da prova supracitados.

Atualmente, o profissional tem duas alternativas para obter a atualização da CPA-10. Sendo que a primeira é realizar novamente o exame da certificação e a segunda é fazer um curso de atualização da certificação CPA-10, disponibilizado pela ANBIMA. Ambas as opções possuem o mesmo custo.

Todavia, para os profissionais que optam pelo curso de atualização, é importante ressaltar que esse deve ser feito antes do vencimento do prazo de validade da certificação. Portanto, caso a validade da certificação tenha expirado, será necessário prestar um novo exame para revalidar a certificação CPA-10.

Qual o conteúdo do Exame CPA-10?

O conteúdo do exame CPA-10 reúne conceitos básicos com relação ao sistema financeiro brasileiro como um todo e também dos produtos financeiros mais comercializados no país. As questões do CPA-10 são divididas em 7 áreas distintas com diferentes pesos.

  • SFN (Sistema Financeiro Nacional), peso de 5% até 10% da prova;
  • Análise do perfil do investidor, peso de 10% até 15% da prova;
  • Finanças e Economia; peso de 10% até 15% da prova;
  • Princípios básicos do investimento, peso de 10% até 20% da prova;
  • Fundos de investimentos, peso de 20% até 30% da prova;
  • Previdência complementar (PGBL e VGBL), peso de 5% até 10% da prova;
  • Instrumentos de Renda fixa e Renda variável, peso de 15% até 25% da prova.

É possível verificar a partir do conteúdo do exame que é cobrado dos candidatos um conhecimento mínimo de economia de forma geral, especialmente com relação ao setor financeiro. Além disso, cobra-se com maior ênfase o conhecimento de produtos financeiros comercializados no mercado bancário como um todo, como previdência privada, por exemplo.

Apesar do conteúdo, de forma geral, sofrer poucas alterações ao longo do tempo, as especificidades de cada item são atualizadas. Como podem surgir novos produtos no mercado, novos tipos de fundo de investimento, cobra-se sempre dos novos candidatos que esses estejam atualizado frente à modernização do mercado financeiro.

Além disso, outro ponto que merece a atenção de quem busca a certificação CPA-10 é com relação à análise de perfil do investidor, um dos itens de conteúdo da prova. Com o aumento de investidores cadastrados na bolsa de valores e acessando o mercado de renda variável, perfis mais variados de investidores tendem a aparecer.

Dessa forma, esse item que por não ser especificamente sobre um produto financeiro pode passar desapercebido. Todavia, é essencial para um profissional que oferta produtos financeiros, entender bem como cada produto pode se adequar a diferentes perfis de investidores.

Como se preparar para a prova da Certificação CPA-10?

A preparação para realizar a prova da certificação CPA-10 é essencial para todos os candidatos, mesmo aqueles que já são familiarizados com o conteúdo do exame. Um dos fatores que elucidam isso, é que ao longo do tempo, o exame foi se tornando mais difícil a fim de elevar o nível mínimo de conhecimento dos profissionais de empresas do Sistema Financeiro Nacional.

Dessa forma, o primeiro passo é analisar o conteúdo da prova para verificar quais são os principais temas cobrados no exame. Essa análise inicial ajuda o candidato a mapear suas maiores dificuldades e traçar um plano de estudos para superar os temas em que ele possui maior dificuldade.

Ainda sobre esse tópico, vale ressaltar que também é essencial não deixar de lado os conteúdos que o candidato considera mais fácil. Visto que muitas vezes, os profissionais priorizam os assuntos mais difíceis, todavia, é importante também aprimorar aquilo em que o candidato tem mais facilidade para garantir que irá bem nesse tipo de questão.

Simulados para o CPA-10

Uma forma muito comum de estudar para a CPA-10, é consultar provas antigas para se habituar ao exame e realizar simulados. A realização de simulados irá facilitar com que o candidato entenda como funciona a prova, administre melhor o tempo do exame e se acostume com o perfil das questões realizadas.

Nesse sentido, a principal maneira de realizar esses simulados é baixar as provas antigas para a certificação CPA-10 e responder a prova dentro do tempo estipulado. Dessa forma, quando chegar o dia de realizar oficialmente a prova, o candidato estará acostumado e tende a ter menos chances de ser surpreendido ou perder tempo durante a prova.

Além disso, para facilitar a obtenção do certificado, normalmente, são indicados cursos on-line direcionados para profissionais que desejam se aperfeiçoar no mercado financeiro. Um curso para CPA-10 facilita a preparação do candidato para o exame e tende a ser uma alternativa interessante para muitos que precisam tirar essa certificação.

Vale a pena tirar a Certificação CPA-10?

Para os profissionais que desejam ingressar no mercado financeiro ou mesmo trabalhar em banco é essencial tirar a certificação CPA-10. Entre os principais motivos para isso é o fato de que boa parte das funções exercidas nesse setor tem como requisito mínimo essa certificação da ANBIMA.

Dessa forma, uma das vantagens da CPA-10 é que ter essa certificação pode ser inclusive um diferencial em um processo de seleção para um vaga nessa área. Além disso, mesmo que no futuro esse profissional tenha que tirar uma certificação superior ao CPA 10 ele já estará habituado ao exame e a boa parte do conteúdo da nova prova a ser realizada.

Além disso, é uma vantagem para o profissional estar certificado porque naturalmente é uma forma de nivelamento do mercado financeiro como um todo. Portanto, como para tirar o certificado o profissional deverá conhecer previamente uma série de conteúdo, isso já será naturalmente um diferencial em favor desse profissional.

Entre outros fatores, a certificação CPA-10 aumente a quantidade de funções que um profissional pode exercer dentro de uma instituição financeira. Portanto, a certificação é um facilitador para que se possa buscar posições melhores dentro do próprio banco e consequentemente ter um amento de renda.

Contudo, é importante ressaltar que mesmo para aqueles que já possuem essa certificação ou mesmo certificações superiores como o CPA-20 ou CEA, é importante estar atualizado com relação aos produtos do mercado. O mercado financeiro no Brasil está em expansão e sempre existe a possibilidade de surgimento de novos produtos para os investidores.

Dessa forma, a obtenção do CPA-10 é um diferencial para os profissionais e também para o mercado financeiro como um todo. Visto que esse tipo de certificação ajuda a passar uma ideia de profissionalismo das instituições que atuam nesse setor e tendem a diminuir as apreensões de pessoas que ainda tem algum receio de investir em alguns tipos de produtos financeiros.

Etiquetas:

Compartilhar :

Posts recentes

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consecte adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

(+021) 2548 - 1058