Montar um processo de crédito e análise de empresas aonde as melhores práticas são utilizadas, os bons resultados são replicados e os ajustes são imediatamente feitos.
Estruturação de áreas, processos, diretrizes, manuais e procedimentos do SETOR de CRÉDITO e ANÁLISE DE EMPRESAS da cooperativa, trazendo total conhecimento sobre os clientes, controle e alinhamento com as diretrizes da instituição
Levantamento minucioso de dados da cooperativa como:
Como melhorar a performance de vendas, tanto em qualidade como quantidade.
Colocar a mão na massa, como operacionalizar a estratégia da melhor forma possível.
Montar um processo comercial aonde as melhores práticas são utilizadas, os bons resultados são replicados e os ajustes são imediatamente feitos.
A conscientização e capacitação da linha de frente da cooperativa é fundamental para que as estratégias sejam perfeitamente executadas e andem em linha com os objetivos da instituição.
1ª Etapa: Orçamento e especificação do escopo de serviço. OBJETIVO: Visita na cooperativa para levantamento das demandas e informações pertinentes ao fornecimento do serviço. PERIODO: Quatro dias úteis, 8 (oito) horas por dia.
2ª Etapa: Análise, elaboração, implementação e manualização da área de crédito e análise de empresas. OBJETIVO: 2.1. Estruturação do setor de crédito: Estruturação física e pessoal com indicação de funções e responsabilidades; Manualização dos processos pertinentes à área de crédito e análises. 2.2. Elaboração de processos e métodos para a área de crédito: Análise, e elaboração das premissas básicas conforme a legislação atual e melhores práticas internacionais do setor de crédito, levando em conta todos os riscos pertinentes e possíveis da cooperativa vir a ser vitimada; implementação e checagem de processos de tomada de decisões, escolha, estudo, comparação e acompanhamento das diretrizes e procedimentos idealizados. PERIODO: Quarenta e cinco dias corridos - Elaboração do material na sede da INVESTOR. Sete dias úteis – Apresentação do trabalho e ajuste – Sede da Cooperativa.
3ª Etapa: Acompanhamento, checagem, redirecionamento e ajustes de processos e procedimentos. OBJETIVO: Após 35 (trinta e cinco) dias corridos da entrega da segunda etapa ocorrerão duas visitas para acompanhamento, checagem, comparativos e redirecionamento dos serviços, com espaçamento de trinta e cinco dias entre essas visitas com o propósito de: Checagem da implementação das diretrizes e aculturamento dos funcionários com ajustes nos processos e redirecionamentos das metodologias, quando necessário.
Como está estruturada a área de crédito da cooperativa?
Quais resultados estão satisfatórios, acima ou abaixo dos objetivos?
O que conceder crédito da melhor maneira possível
Quanto cada produto e serviço agrega direta e indiretamente para cooperativa?
A rotina do colaborador está dinamizada para crédito?